As ondas gigantes de Nazaré

[PT] Quem acompanha surf certamente já ouviu falar sobre a praia de Nazaré em Portugal e suas famosas ondas gigantes.

Surfistas do mundo todo aguardam ansiosos pelas ondas de Nazaré que começam no final de outubro e podem acontecer por todo inverno.

Apesar de não sermos surfistas, nós vimos vídeos das ondas e tínhamos muita vontade de vê-las de perto. Assim, na primeira oportunidade que tivemos fomos a Nazaré, ainda em novembro. Quando chegamos o mar estava uma piscina e fazia um dia lindo de outono. Pudemos ver apenas o museu localizado no Forte de São Miguel Arcanjo, bem em frente à grande falésia que chega ao mar, e ficamos imaginando como aquela calmaria poderia ganhar tanta força.

Seguimos acompanhando as previsões de ondas, e um dia nosso alarme apontou grandes chances de ondas gigantes. Para ocorrer tal fenômeno, muitas variáveis precisam combinar, tais como a falta de vento e a maré específica: então assim, o canhão faz a mágica das ondas gigantes.

Fomos para lá, já que não estávamos longe. O dia ventava pouco, mas já foi suficiente para que as ondas não fossem assustadoras. Mas pelo menos já não foi um piscina como da primeira vez que estivemos por lá e vimos ondas bem grandes quebrarem com força em frente ao rochedo onde está o Forte de São Miguel.

Ademais das ondas, um passeio por Nazaré vale para conhecer a bela cidade e a vista fantástica que se apresenta para as praias do Norte e de Nazaré, bem como para o Forte de São Miguel. Para aproveitar a passagem por Nazaré recomendamos unir o passeio com um delicioso almoço com vista para o mar. Nós adoramos frutos do mar e pedimos lulas grelhadas. Eles preparam na churrasqueira e fica delicioso!

20181207_15112620181207_160629

20190202_16211220190202_173640IMG_5344

[EN] Those who are interested in surfing have certainly heard about the beach of Nazare in Portugal and its famous giant waves.

Surfers from all over the world look forward to the waves of Nazare that begin at the end of October and can appear during all winter.

Although we are not surfers, we saw videos of the waves and we wanted to see them with our own eyes. So at the first opportunity we had we went to Nazare, still in November. When we arrived the sea was calm as a pond and it was a beautiful autumn day. We visited the museum located in the Fort of San Miguel Archangel, right in front of the great cliff that reaches the sea, and we wondered how that calm ocean could produce such massive waves.

We continued to follow the forecasts of waves, and one day our alarm pointed out great chances of giant waves. For such a phenomenon to occur, many variables need to combine, such as the lack of wind and a specific tide: so the canyon of Narare does the magic of giant waves.

We went there, since we were not far. The day was a bit windy, and it was enough to make the waves great but not that giant we were expecting. But at least it was not the pond like ocean we saw at our previous visit, and we could admire very big waves breaking hard in front of the rock where the Fort of San Miguel stands.

In addition to the waves, Nazaré is a beautiful city and has fantastic views that present themselves towards the beaches of the North and Nazaré, as well as to the Fort of São Miguel. To enjoy yout time through Nazaré we recommend joining the tour with a delicious lunch overlooking the sea. We love seafood and we ordered grilled squid. They are delicious!