Aveiro, a mais charmosa das cidades portuguesas

Aveiro é conhecida por sua ria, resultado do recuo do mar, o que faz com que a água do rio fique salgada.

A Ria de Aveiro estende-se pelo interior, paralelamente ao mar. É rica em peixes e aves aquáticas, além de ser bom local para a prática de esportes náuticos.

O colorido da cidade se dá pelos barcos moliceiros, antigamente usados na pesca e que operavam com velas, hoje são motorizados e passam o dia a levar turistas para conhecer a cidade e sua história.

O QUE FAZER

A atração principal da cidade é sem dúvida sua ria. Se estiver apenas por algumas horas na cidade, essa é nossa sugestão de passeio. Não se preocupe, pois caminhando ao longo dela será possível sentir a cidade!

O passeio pela Ria pode começar pelo Cais da Fonte Nova, onde encontramos a antiga fábrica  de cerâmica de Jerónimo Pereira Campos. Um bonito exemplo da arquitetura industrial, em barro vermelho, construído entre 1915 e 1917.

Fabrica de Ceramica Jeronymo.JPG

Caminhando em direção à outra ponta da Ria de Aveiro logo se chega ao Mercado Municipal Manuel Firmino e a uma das pontes mais fotografas da cidade pelo seu colorido. Continue caminhando até o final do calçadão e estará no centro da cidade.

A sua direita poderá encontrar alguns exemplos de edifícios com arquitetura Art Nouveau. Aveiro é membro da “Réseau Art Nouveau Network” assim como Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Glasgow, Helsink e Havana.

20190108_144952

Na região do mercado do Peixe, ali ao lado, poderá encontrar muitos restaurantes, sorveterias e ateliês.

O passeio pode terminar no Rossio, muito próximo às Salinas. Nós recomendamos também incluir o passeio de moliceiro para percorrer os canais da ria e conhecer mais sobre a história da cidade.

Para quem tiver mais tempo, indicamos um passeio pela Sé de Aveiro, cuja iluminação nos permite lindas fotos à noite. A praça Marquês de Pombal, o Parque Infante Dom Pedro I, o mural da antiga estação de comboio (trem), a salina, museu do bacalhau (Ílhavo) são outros atrativos da cidade.

IMG_5896

Nós acreditamos que caminhar pela cidade é a melhor forma de se turistar. Aqui não será diferente! Nós sempre que caminhamos por aqui encontramos um cantinho diferente, uma parede de azulejo mais linda e um café com vista mais especial. Assim deixamos essa dica: caminhar pela cidade é uma ótima maneira de criar belas lembranças de Aveiro.

 

DOCES

Com ovos e açúcar, os doces nas vitrines das pastelarias nos convidam a quebrar o regime. Contam que a história dos doces portugueses vem dos conventos, assim são conhecidos como Conventuais. As freiras usavam as claras para engomas suas vestimentas, e com isso viram nos doces uma gostosa utilidade às gemas que sobravam.

Com o passar do tempo esses doces ganharam fama e a sua fabricação começou a demandar muito delas. Então no século XIX foi proibida a fabricação de doces nos conventos de todo o país.

Um dos doces mais conhecidos de Aveiro são os Ovos Moles, mas nas pastelarias (docerias) encontramos uma lista grande que inclui os bilharacos (na minha família é tradição no natal) suspiros, raivas (parece um bolacha), entre outros.

Por conta da fama dos ovos moles, hoje existe uma associação dos produtores (POMA) que garantem que sua fabricação se mantenha como a do século XVI: totalmente manual, nem mesmo batedeira são usadas e a matéria prima utilizada precisa ser de produtores locais.

Para degustar essas delícias, nossa dica é a Pastelaria Avenida, na Avenida Doutor Lourenço Peixinho 86. Estando no local, não deixe de ver uma foto antiga da cidade no ano de 1951.

ATRATIVOS DA CIDADE PARA CRIANÇAS

Parquinhos: Alguns deles podem ser encontrados na parte central da cidade, tais como no cais da Fonte Nova, no Forum (shopping) e no Rossio.

Parque Infante Dom Pedro: Lago com patos, coreto e uma passarela em formato caracol permitem que os pequenos brinquem livremente.

Praça Marquês de Pombal: onde encontram-se muitos cafés e uma praça grande onde as crianças podem correr à vontade.

Workshop de Ovos Moles: uma verdadeira aula de história, mas aos olhos dos pequenos é uma diversão poder fazer seu próprio doce. Vídeo Workshop Ovos Moles de Aveiro

Andar de bicicleta: se estiver com crianças maiores pode-se alugar uma bicicleta na Buga em frente ao Mercado Manoel Firmino para conhecer a cidade. Como a cidade é bem plana, conhecê-la de bicicleta é bem fácil. Além disso, o aluguel é gratuito.

Para crianças menores que tenham sua própria bicicleta, o melhor espaço que encontramos foi próximo ao cais da Fonte Nova, junto às cestas de basquete.

Fabrica da ciência viva: além de um museu bem interativo, duas vezes ao mês é montado um teatro, e logo após a história fazem experiências científicas práticas com as crianças (confira datas no site deles).

Biblioteca da cidade: tem uma área especial para crianças, vale a pena a visita principalmente se estiver chovendo.

 

OUTRAS SUGESTÕES

Costa Nova: Quem nunca viu fotos das casinhas coloridas da Costa Nova? Passear pela Costa Nova é especial! Um calçadão a perder de vista onde em frente à Ria ficam as casinhas coloridas.

Nossa sugestão é passar por lá em um final de tarde e aproveitar para comer as tradicionais tripas. Um parquinho em frente à praia é uma ótima opção para os pequenos.

 

Farol da Praia da Barra: nesse que é o 2º maior farol da Península Ibérica é possível assistir um lindo pôr do sol, caminhar pela praia e as crianças podem brincar no parquinho. Às quartas-feiras na parte da tarde é possível subir os 288 degraus do farol para ver a vista da região. Sugerimos unir esse passeio à visita à Costa Nova.

Águeda: É conhecida pelos guarda chuvas que são colocados nos tetos das ruas no verão e no natal. Nossa sugestão é ir à cidade para o almoço e unir com uma sessão de fotos pelas ruas com os guarda chuvas.

Castelo de Santa Maria da Feira: Trata-se de um monumento medieval. Próximo a ele ocorrem dois eventos: Perlim, que é um parque montado para as festas do final do ano, e a Viagem Medieval, que ocorre em agosto. Nós visitamos Perlim e os pequenos gostaram muito, nós indicamos o passeio.

Palácio Buçaco: localiza-se na Mata Nacional do Buçaco, o antigo palácio que foi projetado no século XIX está decorado com painéis de azulejos, frescos e quadros alusivos à Epopeia dos Descobrimentos portugueses, todos eles assinados por alguns dos grandes mestres das artes.

Possui ainda um lindo jardim e um parque onde se encontram obras que remetem à Via Sacra. Por esse parque é possível fazer uma boa caminhada em meio às árvores.

Com o pagamento de cinco euros pode-se estacionar e caminhar tranquilamente pela parte externa do palácio onde se encontram o jardim e o parque.

O Palácio de Buçaco está localizado em uma região conhecida como Mealhada e famosa pelos inúmeros restaurantes que servem leitão.

 

COMO CHEGAR

Aveiro está no centro do país, assim se chega facilmente tanto vindo do Porto quanto de Lisboa.

De carro: as estradas são ótimas!

De trem (ou comboio, como dizem em Portugal): existem trens para Aveiro direto partindo do Porto e de Lisboa. Para quem virá do Porto, a tarifa é de apenas 3,5 euros por trecho e crianças pagam a metade. Se trata de um trem metropolitano que para em algumas estações ao longo do caminho, mas de forma alguma é cansativo e nós recomendamos essa opção!

 

 

[EN] Aveiro is known for its Ria, which is a result of the retreat of the sea, which makes the river water salty.

The Ria de Aveiro extends inland, parallel to the sea. It is rich in fish and waterfowl, as well as being a good place to practice water sports.

The color of the city is given by the Moliceiros boats, which in the past were sail-driven and used in fishing activity. Nowadays they are motorized and take tourists to tour the city and learn its history.

 

WHAT TO DO

The main attraction of the city is undoubtedly its Ria. If you only have a few hours in the city, this is our tour suggestion. Do not worry, because walking along the Ria will let you feel the city!

The visit along the Ria can start at the Cais da Fonte Nova, where we find the old ceramic factory of Jerónimo Pereira Campos. It is a beautiful example of industrial architecture, in red clay, built between 1915 and 1917.

Walking towards the other end of the Ria de Aveiro you will soon arrive at Manuel Firmino Municipal Market and one of the most photographic bridges in the city for its color. Continue walking to the end of the boardwalk and you will be in the center of the city.

To your right you can find some examples of buildings with Art Nouveau architecture. Aveiro is a member of the Réseau Art Nouveau Network as well as Barcelona, ​​Brussels, Budapest, Glasgow, Helsink and Havana.

In the fish market region, you can find many restaurants, ice cream parlors and workshops.

The tour can end in Rossio, very close to the Salinas. We also recommend including the Moliceiro tour to cycle through the canals and learn more about the history of the city.

For those who have more time, we suggest a walk around the Sé de Aveiro, which nocturne illumination allows us beautiful photos at night. The Marquês de Pombal square, the Parque Infante Dom Pedro I, the mural of the old train station, the salina, the cod museum (Ílhavo) are other attractions of the city.

We believe walking through the city is the best way to get around. It will not be different here! We always walk around here to find a different corner, a more beautiful tile wall and a cafe with a more special view. So we leave this tip: walking through the city is a great way to create beautiful memories of Aveiro.

 

SWEETS

With eggs and sugar, the pastries invite us to break the diet. They tell us that the history of Portuguese sweets comes from the convents, so they are known as Conventuals. The nuns used the whites to swallow their garments, and with it they saw in the sweets a delicious utility to the gems that were left over.

Over time, these sweets have gained fame and their manufacture has begun to demand a lot of them. Then in the nineteenth century the manufacture of sweets in convents throughout the country was banned.

One of the best known sweets in Aveiro is Ovos Moles (soft eggs), but in pastries we find a great list that includes the billiards (in my family is tradition at Christmas) sighs, raivas (looks like a wafer), among others.

Because of the reputation of the soft eggs, there is an association of producers (POMA) that guarantee that its manufacture remains as of the 16th century: totally manual, not even mixer is used and the raw material used must be from local producers.

To taste these delicacies, our tip is Pastelaria Avenida, at Avenida Doutor Lourenço Peixinho 86. While on site, do not miss an old photo of the city in the year 1951.

 

CITY ATTRACTIONS FOR CHILDREN

Playgrounds: Some of them can be found in the central part of the city, such as at Fonte Nova quay, Forum (shopping) and Rossio.

Parque Infante Dom Pedro: Lake with ducks, gazebo and a snail shaped walkway allow the little ones to play freely.

Marquês de Pombal Square: where there are many cafes and a large square where children can run at will.

Ovos Moles Workshop: A true history lesson, but in the eyes of the little ones it’s a fun to be able to make your own sweet.

Cycling: If you are with older children you can rent a bicycle in Buga in front of Manoel Firmino Market to get to know the city. As the city is very flat, getting to know it by bicycle is easy. In addition, the rent is free.

For smaller children who have their own bike, the best space we found was near the dock of Fonte Nova, next to the baskets of basketball.

Fábrica da ciência viva (Living science factory): In addition to a well-interactive museum, twice a month a theater is set up, and soon after the show they make practical scientific experiments with children (check dates on their website).

Library of the city: has a special area for children, it is worth the visit especially if it is raining.

 

OTHER SUGGESTIONS

Costa Nova: Who has never seen photos of the colorful houses of Costa Nova? Strolling along Costa Nova is special, mainly on a boardwalk in front of the Ria where the colorful houses are found.

Our suggestion is to go there in a late afternoon and enjoy eating the traditional tripa. A beachfront playground is a great option for the little ones.

 

Praia da Barra Lighthouse: This is the 2nd largest lighthouse on the Iberian Peninsula. It is possible to watch a beautiful sunset, walk along the beach and the children can play in the playground. On Wednesdays in the afternoon it is possible to climb the 288 steps of the lighthouse to see the view of the region. We suggest joining this tour to visit Costa Nova.

 

Águeda: It is known for the umbrellas that are placed on the roofs of the streets in the summer and at Christmas. Our suggestion is to go to the city for lunch and join with a photo shoot through the streets with the umbrellas.

 

Castle of Santa Maria da Feira: This is a medieval monument. Next to it there are two events: Perlim, which is a park set up for the holidays at the end of the year, and the Medieval Voyage, which takes place in August. We visited Perlim and the little ones liked it a lot, we recommend the tour.

 

Buçaco Palace: located in the National Forest of Buçaco, the old palace that was designed in the nineteenth century is decorated with panels of tiles, frescoes and paintings alluding to the epic of the Portuguese Discoveries, all of them signed by some of the great masters of the arts.

It also has a beautiful garden and a park where there are works that refer to the Via Sacra. Through this park it is possible to take a walk in the middle of the trees.

With the payment of five euros you can park and visit outside the palace where you can find the garden and the park.

The Palace of Buçaco is located in a region known as Mealhada and it is famous for the numerous restaurants that serve piglet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s